terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Quão gordo é preciso ser para se tornar à prova de balas?
Hoje vamos descobrir juntos o quão gordo é preciso ser para se tornar á prova de balas, ou seja, para que a sua camada de gordura impeça que uma bala disparada de uma arma comum atinja um de seus órgãos vitais! Vamos começar pelo estrago que uma bala faz em seu alvo, que pode ser medido de duas maneiras: pelo alcance da penetração e pela quantidade de tecido danificado a cada centímetro do percurso feito.
Estes dois índices são normalmente encontrados ao se dispararem tiros contra blocos grossos de gelatina, que reproduzem as mesmas propriedades físicas, como viscosidade e densidade, da carne humana.
Colete de Gordura
O disparo de uma 9 milímetros é capaz de fazer com que uma bala penetre aproximadamente 60 centímetros na carne humana antes de parar, provocando um estrago de 1 centímetro cúbico para cada centímetro de profundidade.
Na verdade, o percurso da bala pode ser pequeno se os disparos atingirem os ossos ou simplesmente transpassarem o alvo. Estes dados são estimados pela média dos tecidos corporais. Portanto, o corpo humano não deve ser considerado inteiramente à prova de balas, principalmente se levarmos em conta tecidos e partes pendentes, como mãos, pés, olhos, ouvidos e órgãos genitais masculinos.
Mesmo se a pele fosse suficientemente grossa para deter uma bala, a onda de choque causaria traumatismos sérios nos órgãos internos e na rede nervosa subcutânea, efeito também explorado pelos projéteis. Como exemplo podemos usar a carga de chumbo de uma escopeta, que pode matar um homem mesmo sem penetrar em sua pele.
Quanto de gordura a pessoa precisa ter para ser “à prova de balas” ?

Como a gordura é aproximadamente 10% mais macia e menos densa que os músculos, 60 centímetros de profundidade parecem pouco. A profundidade que uma bala atinge num corpo depende de fatores como energia, diâmetro, massa, forma e material do projétil. A pistola usada pela maioria dos policiais – dos EUA – tem um diâmetro de 9 milímetros e uma energia inicial de 500 jaules. A profundidade da penetração de uma bala como esta num bloco de gelatina é de 30 centímetros, a uma distância de 5 metros da pistola.
Para estimar o peso que deveria ter uma camada de gordura à prova de balas, vamos começar “por baixo”. Há muitas fórmulas para calcular a superfície do corpo. Vamos usar a fórmula de Mosteller, que nos dá a área do copo de um indivíduo em metros quadrados como sendo a raiz quadrada do produto de sua altura em centímetros e o peso de seu copo em quilos, o total dividido por 60. Para um homem de 175 centímetros de altura pesando 75 quilos, o resultado é uma área de 1,91 metros quadrados.
Assim, para cobrir tal área com uma camada de gordura de 30 centímetros de espessura com a densidade de 1 grama por centímetros cúbico, seriam necessário 573 quilos. Ao se acrescentar este peso àquele do resto do corpo, concluiremos que uma pessoa à prova de balas pesaria cerca de 650 quilos.
Mesmo que seja vantajoso ser “à prova de bala”s, carregar uma camada de 60 centímetros de gordura corporal traz riscos à saúde.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário :
Postar um comentário