Antes de falarmos da força de mordida, é importante salientar que a diferença básica entre os animais carnívoros e herbívoros é o tipo de alimentação e, consequentemente, a morfologia da arcada dentária que varia de espécie para espécie de acordo com o tipo de dietas.
A força de mastigação varia muito de espécie para espécie. O fato de um carnívoro comer carne não quer dizer que a força da mastigação seja maior de um herbívoro de grande porte.
Crocodilo (Crocodylus sp.)
Lobo (Canis lupus)
Possui caninos poderosos e afiados que trituram ossos, a força de sua mordida pode chegar a 254 Kgf.
Leão (Panthera leo)
Tem sua mordida equipada com caninos longos e pontiagudos, sendo capaz de sufocar gnus, zebras e antílopes, além de dilacerar e triturar a carne de suas presas. A força pode chegar a 430 Kgf quando abocanha uma presa.
Rinoceronte branco (Ceratotherium simum)
É um animal é um herbívoro de grande porte que possui chifres e dentes extremamente potentes para autodefesa. Sua mordida pode chegar à força de 375 Kgf.
Tubarão Branco (Carcharodon carcharias)
Apresenta dentes muito grandes, serrados, de forma triangular e largos sem espaçamentos. A força de sua mordida chega a 375 Kgf, equivalente a cinco vezes a mordida do ser humano.
Onça pintada (Panthera onca)
Com cabeça grande, mandíbula bastante desenvolvida e forte, possui a mordida mais forte dentre a família Felidae, sendo capaz de alcançar até 510 Kgf. É duas vezes mais forte que a mordida de um leão; tal força é capaz de quebrar um casco de tartaruga.
Hiena (Hyaena crocuta)
Grande esmagadora de carcaça de animais mortos, principalmente búfalos e zebras, sua mordida pode chegar a 455 Kgf.
Homem (Homo sapiens sapiens)
Sua estrutura dentária foi feita para serem herbívoros, mas pela sua capacidade intelectual de criar seu próprio alimento (gado), tornaram-se onívoros, ou seja, comem de tudo.
A força da mordida de uma pessoa é em média 53 Kgf, na região dos dentes molares, tendendo diminuir conforme se aproxima da região frontal da mandíbula.
Os homens possuem mordida mais forte do que a das mulheres.
Nenhum comentário :
Postar um comentário