Como Sobreviver a uma Epidemia de Ebola
1. Evite áreas de muito movimento. Quanto maior o numero de possíveis hospedeiros, maior as chances de infecção.
2. O Ebola não se transmite pelo ar, mas pelas secreções corporais de animais e pessoas contaminadas. Lágrimas, saliva, sangue. Manusear a carne de animais contaminados bem como consumir frutas e outras alimentos tocados por eles também tem um alto risco de contágio.
3. Cloro é uma arma poderosa contra o vírus. Se estiver em uma área de quarentena, ou suspeitar que alguma de suas provisões pode ter sido contaminada, lave muito bem as embalagens com uma solução de agua + agua sanitária 3% antes de guardar, latas, pacotes, embalagens diversas podem ser desinfectadas desta forma sem que o conteúdo seja afetado, demais itens como grãos podem ser expostos ao sol por algumas horas.
4. Frutas e legumes de mercado não são criados magicamente por uma fada, nascem em árvores e hortas e sempre estão sujeitos a visitas de animais e toda sorte de parasitas, mais do que nunca lavar estes itens e desinfectá-los comhidrosteril ou agua sanitária é uma condição de sobrevivência.
5. Mantenha um estoque mínimo de alimentos de longo prazo, assim você evita ter que sair e ter contato com aglomerados de pessoas em mercados a fim de se reabastecer, diminuindo os riscos.
6. Assim como cólera, e outros males, agua pode ser contaminada pelos dejetos humanos e de animais infectados, filtre, ferva e purifique toda agua que não tenha procedência 100% garantida.
7. Sim, um banho inocente em uma lagoa pode fazer você contrair a doença, já que a agua, se contaminada, vai ter contato com mucosas.
8. Respeite as quarentenas dos agentes de saúde, e os procedimentos de segurança. Foi a cultura africana de beijar e abraçar os mortos no velório a maior fonte de transmissão da doença, dizimando famílias inteiras e fazendo aldeias sumirem do mapa.
9. Todo ano, pelo menos um principio de epidemia séria tem ocorrido, H1n1, gripes suínas e aviárias, Ébola, raiva e atualmente a China e a Ásia enfrentam uma crise com uma série de roedores com peste bubônica e Leptospirose, é muito importante manter nas preparações algumas luvas e mascaras de procedimento, bem como um bom estoque de álcool e cloro.
10. Embora não exista uma vacina, os efeitos do Ebola podem ser tratados se a doença for diagnosticada no inicio.
Essas são as dicas básicas para enfrentar uma epidemia de Ebola que pode atingir o mundo todo em breve. É importante compartilhar com seus amigos, pois além de protegê-los, quanto mais gente seguir estas recomendações, menor é o risco da doença se espalhar na sua região.
Nenhum comentário :
Postar um comentário