sábado, 13 de dezembro de 2014
Pesquisadores encontram algo incrível no espaço !!
Astrônomos usando um Telescópio Nuclear, o espectroscópica matriz da NASA (NuSTAR) descobriram a estrela mais luminosa já descoberta. Localizado 12 milhões de anos-luz de distância, na galáxia Messier 82 (M82), existe um pulsar que é de 10 milhões de vezes mais brilhante que o sol. A pesquisa foi liderada por Matteo Bachetti da Universidade de Toulouse e o trabalho foi publicado na Nature .
Tal como acontece com muitas descobertas incríveis, este veio por acaso quando a equipe estava à procura de algo completamente diferente. Enquanto estavam usando o NuSTAR para uma imagem de supernova na M82, eles notaram duas incrivelmente brilhantes assinaturas de raios-X. Uma dessas fontes foi um buraco negro de tamanho médio, mas o outro sinal estava pulsando, indicando que eles estavam olhando para uma estrela.
Os pulsares são estrelas de nêutrons que giram rapidamente e são magnetizados. Como o gás e poeira são puxados para dentro, são aquecidos e se tornam iluminados. A radiação eletromagnética que vai de rádio por todo o caminho até os raios gama de alta energia parece explodir de forma gradativa emitindo cada vez mais luminosidade.
Esta estrela em particular cria um pulso a cada 1,37 segundo que é mais brilhante do que qualquer pulsar descoberto anteriormente, em torno de 10 milhões de vezes mais brilhante do que o nosso sol. Isto é muito mais luminosa do que qualquer coisa que os astrônomos já havia previsto em todo o universo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário :
Postar um comentário