Num cenário dominado pelas comédias, com Os Trapalhões reinando, também há espaço para outros gêneros, haja visto que o primeiro lugar é um ‘osso duro de roer’ – e tem até sexo explícito na lista. Conheça os 10 filmes brasileiros mais vistos da história.
10 - Filme: Os Trapalhões na Serra Pelada (1982)
Diretor: J.B. Tanko/ J.B.Tanko Filmes (RJ)
Público: 5.043.350
Abrindo o top 10 do cinema nacional, com uma cor local, está Os Trapalhões na Serra Pelada. O quarteto, desta vez, explora uma parte da história do Brasil: o garimpo de ouro na Serra Pelada.
09 - Filme: Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978)
Diretor: Adriano Stuart/ Renato Aragão Produções Artísticas (RJ)
Público: 5.089.970
De Serra Pelada para o espaço sideral. A sátira de Star Wars na visão do quarteto mais rentável do cinema nacional é também um marco para o grupo. Não só porque é a 9ª maior bilheteria de um filme brasileiro, mas porque esse foi o primeiro filme do Zacarias com Os Trapalhões.
08 - Filme: Os Saltimbancos Trapalhões (1981)
Diretor: J.B. Tanko/ J.B.Tanko Filmes (RJ)
Público: 5.218.478
“Uma pirueta!/ Duas piruetas! Bravo! Bravo!”. Um clássico! Os humildes funcionários do Circo Bartolo se tornam a atração principal da trupe por sua incrível capacidade de fazer rir. Com isso, despertam a inveja do mágico Assis Satã (Eduardo Conde) e a ganância do dono do circo (Paulo Fortes). Teve até cena rodada em Hollywood, tá bom, De Pernas pro Ar 2?
07 - Filme: 2 Filhos de Francisco: a História de Zezé Di Camargo & Luciano (2005)
Diretor: Breno Silveira/ Conspiração Filmes (RJ)
Público: 5.319.677
O cineasta Breno Silveira estreou na direção de um longa-metragem tirando onda. Com a cinebiografia da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, levou mais de cinco milhões de pessoas ao cinema. “No dia em que eu saí de casa/ Minha mãe me disse/ Filho, vem cá!/ Passou a mão em meus cabelos/ Olhou em meus olhos/ Começou falar...” Segue daqui.
06 - Filme: Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977)
Diretor: Hector Babenco/ HB Filmes (SP)
Público: 5.401.325
Hector Babenco de volta à lista. Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, é baseado em um personagem real. Nos anos 1960, surge uma organização batizada pela crônica policial brasileira como Esquadrão da Morte, que passa a combater o crime à margem da lei. Nesse contexto, Lúcio Flávio (Reginaldo Faria, melhor ator no Festival de Gramado pelo papel) se torna um conhecido bandido no Rio de Janeiro.
05 - Filme: O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977)
Diretor: J.B. Tanko/ J.B.Tanko Filmes (RJ)
Público: 5.786.226
O maior público de um filme dos Trapalhões, O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão, é baseado em contos das "Mil e Uma Noites". A malandragem começa quando Pilo (Didi) e Duka (Dedé), amigos, simulam brigas simuladas em praças públicas, enquanto Fumaça (MUssum) recolhe as apostas. A jovem Glória (Monique Lafond) acredita que os caras são corajosos e os contrata para uma expedição às minas do Rei Salomão, onde o pai dela, o arqueólogo Aristóbulo (Carlos Kurt), é prisioneiro.
04 - Filme: Se Eu Fosse Você 2 (2009)
Diretor: Daniel Filho/ Total Entertainment (RJ)
Público: 6.112.851
O primeiro filme a ultrapassar a marca dos seis milhões de expectadores também é uma continuação. As novas confusões decorrentes da troca de corpo entre os personagens de Glória Pires e Tony Ramos levaram exatamente 6.112.851 pessoas ao cinema. Uau!
03 - Filme: A Dama do Lotação (1978)
Diretor: Neville de Almeida/ Regina Filmes (SP)
Público: 6.509.134
A medalha de bronze é de A Dama do Lotação, o primeiro filme a alcançar a marca de um milhão de espectadores em apenas uma semana, no Brasil. Carlos (Nuno Leal Maia) e Solange (Sônia Braga) se casam depois de um casto namoro. Quando ela se recusa a fazer sexo com ele na noite de núpcias, ele a estupra. O ato deixa nela um asco sem precedentes em relação ao marido e ela começa a fazer sexo com estranhos compulsivamente. Barra pesada. O filme teve uma cena cortada pela censura, na qual personagens fumavam um cigarrinho "que não é o convencional", diz o parecer.
02 - Filme: Dona Flor e seus Dois Maridos (1976)
Diretor: Bruno Barreto/ LC Barreto (RJ)
Público: 10.735.524
O vice-líder da lista se manteve hegemônico no topo de 1976 a 2010, tirando mais de dez milhões de espectadores de casa. Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, ao BAFTA de revelação para Sônia Braga (ela de novo) e ainda foi refilmado nos Estados Unidos sob o título de Meu Adorável Fantasma (1982). Não é pouco. Na história, Dona Flor se vê dividida entre o fantasma do mulherengo Vadinho (José Wilker), com quem tinha uma forte relação... carnal, e o metódico Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), com quem se casa depois que Vadinho sobe no telhado.
01 - Filme: Tropa de Elite 2 (2010)
Diretor: José Padilha/ Zazen Produções Audiovisuais (RJ)
Público: 11.146.723
Depois de 34 anos de domínio de Dona Flor, Tropa de Elite 2 chegou para reinar absoluto no cinema nacional. Com um público total de 11.146.723 espectadores, o líder agora é outro.
Via: AdoroCinema
Nenhum comentário :
Postar um comentário