quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Dicas para comprar o primeiro carro usado
Existe um momento decisivo na vida de todo o homem: a hora de comprar o primeiro carro. Mas nessa hora você não pode se deixar enganar pelo desconto ou pela aparência do veículo. Confira algumas dicas para comprar o primeiro carro usado:
1- Você realmente precisa de um carro?
Tudo bem que o transporte público sofre com a má qualidade, a lotação e pode atrasar. Porém é sempre bom pensar que um carro vai trazer despesas a mais no final do mês. Relacione o que você gasta com ônibus mensalmente e o que gastará com um carro. Depois analise qual a melhor opção para você.
2- Avalie sua condição financeira
Defina o valor máximo a ser pago e o valor máximo que você pode pagar nas parcelas.Planejamento é a chave para fazer uma compra grande como essa e o Programa de Apoio ao Superendividamento do Procon (PAS) aconselha que devemos assumir parcelas que representem no máximo 30% da renda mensal. Essa orientação permite que você mantenha uma saúde financeira.
3- Nunca financie o valor total do carro
Financiar o valor total do veículo pode deixar você com uma enorme quantidade de parcelas e juros com valores altíssimos. O seu carro usado acaba custando quase 3 carros. Você precisa guardar dinheiro para dar de entrada, o PAS recomenda até 30% do valor da compra. Assim, o valor final não fica elevado.
4- Contabilize todos os gastos do veículo
Comprar um carro envolve muito mais do que o valor de compra, mas o combustível, IPVA, Seguro Obrigatório, Licenciamento, Seguro Contra Terceiros, manutenções, etc. São coisas que podem pesar em uma pessoa desprevenida.
5- Escolher sabiamente a marca e o modelo
A marca e o modelo do veículo fazem a diferença, portanto pense bem antes de escolher. O carro precisa dar conta do que você precisa. Se você viaja muito, desce e sobe serras, então carro 1.0 pode não ser a melhor escolha. Se for utilizar o veículo para transportar muita bagagem então talvez uma caminhonete seja o ideal. Fique de olho nas marcas, por algumas vão gerar mais gastos do que outras.
6- Tenha um mecânico de confiança
Não acredite na palavra do vendedor, afinal todo mundo acha que entende de carro, mas no fim das contas a história é outra. O mecânico contratado por você, que seja de confiança, pode avaliar se o carro usado deve ou não ser comprado.
Agora que você já sabe de algumas coisas sobre a compra de um carro, fique atento aos “preços muito baixos” e promessas boas demais. O site Mucho Macho, nosso parceiro, oferece mais dicas sobre carros. Lembre-se de pesquisar bem antes de colocar a mão no bolso para investir em um veículo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário :
Postar um comentário