quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Boatos da internet que você provavelmente acreditou que fossem verdade
onfira algumas das "falsas verdades" mais compartilhadas nas redes sociais.

Não é de hoje que os boatos fazem parte da internet. Se você tem o costume de passar uma boa parte do seu tempo online, provavelmente já viu muitas notícias suspeitas circulando por aí, e de repente já até foi enganado por alguma delas (tudo bem, você não foi o único). É tanta mentira na rede que um detector de mentiras virtual não cairia nada mal...
E quando o assunto é mentira, um dos assuntos preferidos para os boatos são os famosos, como o suposto beijo de Bruna Marquezine e Liam Payne, do One Direction. Mas se a criatividade não tem limites, a mentira tem perna curta, e é questão de tempo até que a verdade venha à tona, mostrando por que é tão importante checarmos as fontes das informações antes de compartilharmos tudo que vemos.
Aproveitando essa onda de inverdades, listamos alguns dos boatos mais populares criados na internet recentemente. Será que você caiu em algum deles?
Asteróide gigante em rota de colisão com a Terra

Calma! O fim do mundo não está próximo, e segundo informações da própria NASA, nunca esteve. O boato começou a circular depois de uma publicação no site da CNN, que continuou dando o que falar mesmo depois de ser removida, graças aos diversos lugares que replicaram a "notícia".
Poluição faz China transmitir nascer do sol na TV

A poluição realmente é um fator preocupante na China, mas não precisa exagerar. O suposto telão instalado com a finalidade de transmitir o nascer do sol era, na verdade, uma tela de LED para promover o turismo em uma província chinesa. A cena do sol era apenas uma das imagens exibidas na tela.
Movimento #Skinfor1D no Twitter

Já viu esse filme antes? Pois é, a história é parecida com o caso dos fãs raspando o cabelo em apoio ao suposto (inventado) câncer de Justin Bieber. E mais uma vez, quem estava por trás da história era o pessoal do 4Chan, que não perde uma oportunidade de trollar a internet. Dessa vez, o boato era que fãs (que na verdade eram perfis fakes) estariam manando fotos peladas em apoio ao grupo One Direction. A situação tomou tal proporção que o próprio Liam Payne, líder do grupo, pediu para as fãs pararem de mandar fotos nuas.
Menino de 4 anos atravessando o deserto sozinho

É aquela velha história: quem conta um conto, aumenta um ponto. Tudo começou com uma imagem postada no Twitter por um membro da ONU, em que um garoto de 4 anos aparecia cercado de jornalistas e membros da ONU no deserto. Vendo isso, pareceu cômodo pra uma repórter da CNN inventar uma história muito mais emocionante sobre o pequeno Marwan, que na verdade estava 20 passos atrás da sua família, junto com uma grande caravana de refugiados.
Você sabe a origem da moda das calças caídas?

Sabe mesmo? Ressuscitaram recentemente um boato antigo, que diz que usar calças mostrando a cueca era um código usado nas prisões americanas para indicar os detentos que estavam dispostos a ter relações sexuais com outros presos. A "moda" realmente surgiu nas prisões, mas simplesmente porque não são permitidos cintos ou cadarços, já que esses utensílios podem servir de ferramenta para suicídios e assassinatos.
Ator de "Hulk" morre em acidente de carro

E nem o Hulk escapou das más línguas! Recentemente, o ator Lou Ferrigno, famoso por sua interpretação no filme "O Incrível Hulk", foi vítima de um boato que chegou a matá-lo por algumas horas. Pelo menos foi o que algumas pessoas acreditaram quando viram a notícia de que o ator havia sofrido um acidente de carro. A história foi desmentida pelo próprio Lou em um vídeo publicado no seu perfil do Facebook.
Esses são apenas alguns exemplos de que nem tudo que vemos na internet é verdade. Na dúvida, desconfie... ou tatue um detector de mentiras.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário :
Postar um comentário